Todas mulheres passam por diferentes fases durante a vida, marcadas por mudanças significativas no corpo e na saúde. Com a chegada da puberdade, as meninas já devem procurar o ginecologista para acompanhar e entender o período menstrual, entre outros fatores.
Anualmente, as mulheres devem realizar uma série de exames ginecológicos de rotina, conhecido por check-up feminino. Isso se mantém até a terceira idade, cobrindo toda a vida sexual e possíveis gestações.
Alguns desses exames são preventivos, importantes para a detecção precoce de tumores ou lesões, e outros são mais específicos para diagnóstico pontual, atendendo queixas específicas: infertilidade, dores, menstruação irregular, etc.
Nos próximos tópicos, conheça os principais exames solicitados para check-up feminino.
Realizada com o aparelho chamado “mamógrafo”, a mamografia obtém imagens de alta qualidade da mama e suas estruturas. Entre os exames ginecológicos de rotina, é este que pode detectar precocemente o câncer de mama.
É indicada para realização com certa periodicidade a partir dos 40 anos. O diagnóstico precoce de tumores ou calcificações proporciona um tratamento mais eficaz.
Antes da idade indicada, caso o médico julgue necessário, pode-se incluir um ultrassom de mama no check-up feminino.
A ultrassonografia tem diversas aplicações, sendo um diagnóstico por imagem capaz de visualizar órgãos e estruturas de articulação, tendões e circulação: bexiga, útero, mamas, tireóide, abdômen, etc. Um exame específico é o ultrassom transvaginal, capaz de captar toda a estrutura de útero, ovários, trompas e bexiga.
São indicados para identificar cistos, inflamações e outras alterações, que podem provocar infertilidade, cólicas fortes e desregulação menstrual.
Para as gestantes, o ultrassom é o exame seguro (por não usar radiação) e garantido para visualizar o bebê em todas etapas de desenvolvimento. O obstetra que acompanha o pré-natal indica diferentes tipos desse exame dependendo do objetivo, entre obstétrico (comum), morfológico e 3D.
O papanicolau está entre os exames ginecológicos de rotina indicados para prevenção. Ele é responsável por monitorar o aparecimento de lesões pré-cancerosas que são provocadas pelo vírus do HPV – mas não detecta a presença do vírus, que pode ficar adormecido por um tempo ou nunca se manifestar.
É indicado a partir da primeira relação sexual e entra para a lista do check-up feminino a partir dos 25 anos. Também conhecido por citologia oncótica, o exame coleta material celular do colo do útero para análise laboratorial.
Ele também pode diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como a gonorreia e a tricomoníase.
O check-up feminino pode incluir ainda exames laboratoriais como os de sangue, para verificar as dosagens hormonais, a glicemia, colesterol, ferro, vitaminas, etc. Mesmo que o médico não indique, a paciente pode solicitar testagens para outras DSTs como HIV, hepatite B e sífilis.
Mulheres a partir da menopausa também passarão a realizar a densitometria óssea, exame de diagnóstico por imagem que calcula a densidade mineral dos ossos capaz de identificar a osteopenia e a osteoporose.
Agora que você conhece os principais exames ginecológicos de rotina, conheça as soluções da Pró Exames.