Eles são indolores, silenciosos e se desenvolvem lentamente. Os tumores do sistema reprodutivo da mulher atingem mais de 30 mil brasileiras por ano, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer).
Se por um lado a incidência é alta (atualmente é o terceiro tipo da doença mais comum entre as mulheres), por outro, este tipo de câncer, que atinge o colo do útero, endométrio, ovário, vagina e vulva, poderia ser drasticamente reduzido no País com atenção e cuidados no cotidiano feminino. É uma doença que pode ser evitada com o diagnóstico e rastreamento precoces.
O câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por subtipos oncogênicos do vírus HPV (Papilomavírus Humano), especialmente o HPV-16 e o HPV-18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres cervicais.
Seja pela falta de informação ou da rotina periódica de exames, o fato é que as mulheres demoram para serem diagnosticadas, o que diminui a chance de sucesso no tratamento. Esse controle prévio, somado à vacinação contra o HPV (já disponível para meninas de 9 a 13 anos), pode reduzir significativamente a ocorrência da doença no Brasil.
Para isso, é importante que as mulheres consultem periodicamente o médico, que deverá solicitar todos os exames necessários. O ginecologista coletará, ainda, informações sobre o histórico clínico da paciente (incluindo familiar) e realizará um exame físico completo, para verificar a presença de quaisquer sintomas anormais.
Exames para diagnosticar câncer de colo de útero
Papanicolaou: no principal exame preventivo, é coletada amostra de secreção vaginal. O objetivo é verificar a presença de lesões ou de células escamosas atípicas e condições da parede do colo do útero que possam sugerir a presença de infecção por HPV.
Ultrassom transvaginal: trata-se de um dos principais mecanismos para verificar a presença de doenças ginecológicas graves. É um exame de imagem, pelo qual é possível investigar a presença de alterações que sugerem a presença de câncer de colo de útero.
Colposcopia: O médico visualiza as condições do útero por meio do colposcópio, aparelho que funciona como uma espécie de lente de aumento.
Aqui na Pro Exame você pode agendar seu Ultrassom transvaginal e os exames laboratoriais solicitados pelo seu médico com toda a segurança que sua saúde merece
Rua Vergueiro, 413 – Liberdade (a poucos passos do metrô Vergueiro)
11.97076-3717 (WhatsApp) ou pelo telefone 2387-0064 e venha de máscara.