Você já deve ter ouvido sobre a esclerose múltipla. Ela é uma doença do sistema nervoso central, que provoca inflamações e sintomas recorrentes e cada vez mais intensos.
Entre os sintomas mais comuns da esclerose múltipla estão a fadiga; dificuldade em andar; dificuldade de equilíbrio e de coordenação motora; problemas de visão, como visão dupla, visão borrada e embaçamento; incontinência ou retenção urinária; dormência ou formigamento em diferentes partes do corpo; rigidez muscular e espasmos; problemas de memória, de atenção e para assimilar informações. Esses sintomas costumam aparecer em períodos de “surto” e retornam.
Se você reconhece um desses sintomas, a orientação é que procure um especialista para investigar e diagnosticar. O tratamento avançou muito.
Ainda que um dos principais fatores de risco seja a genética, existem alguns outros fatores externos que podem colaborar para o desenvolvimento da doença, são eles:
– Infecções virais (herpesvírus ou retrovírus);
– Exposição ao sol insuficiente, o que leva a ter níveis baixos de vitamina D por tempo prolongado;
– Exposição a solventes orgânicos;
– Tabagismo;
– Obesidade.
Entre os exames solicitados durante a investigação dos sintomas, a ressonância magnética é bastante utilizada e você pode agendar a sua aqui na Pro Exame.
Agosto Laranja
O mês de agosto ganhou cor em 2014 em prol da conscientização da doença autoimune que mais acomete jovens adultos em todo o mundo: a Esclerose Múltipla (EM). A data foi criada pela AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose com o objetivo de ser um movimento coletivo para desmistificar essa condição crônica de doença e fomentar o diagnóstico precoce, mais qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade para quem convive com a doença, seus amigos e familiares.