Você sabe quais são os tipos de ultrassom e para que servem? O exame de ultrassom é muito útil para diagnosticar várias tipos de doenças. Os médicos utilizam este exame nas rotinas de cuidado de homens e mulheres.
A ultrassonografia — também chamada de ecografia — são ondas sonoras com frequências maiores que o limite superior audível da audição humana. O exame de ultrassom detecta variações nos órgãos analisados, mostrando o tamanho, a forma e a textura da área para ajudar o tratamento médico.
Agora que você já sabe da importância do exame, vamos conhecer os principais tipos de exame de ultrassom disponíveis.
Quando o ultrassom é feito no abdômen superior, o exame avalia a situação do fígado, pâncreas, baço e vesícula biliar. Já a ultrassonografia de abdômen total também verifica como andam os rins, a bexiga, a artéria aorta e as cavidades abdominais.
Quando lesionamos articulações como ombros, punhos, quadris, cotovelos, joelhos e tornozelos, além de músculos, tendões, entre outras, é comum o médico solicitar um ultrassom, para saber a gravidade da lesão e orientar melhor o tratamento.
Este é um dos tipos de ultrassom feitos por meio de uma técnica chamada Doppler. Esse dispositivo identifica o deslocamento de fluidos como o sangue. O exame geralmente é indicado no caso de estudo de varizes, insuficiência arterial, alterações ou lesões no fígado ou na tireoide, etc.
É um tipo de ultrassom para o estudo do coração e grandes vasos, como a aorta e as veias pulmonares. Bastante utilizado para detectar alterações nas valvas cardíacas, na função ventricular, presença de tumores, cicatriz de infarto antigo, dentre outras alterações.
Ultrassom das mamas é diferente da mamografia – que é indicada acima dos 40 anos. O ultrassom das mamas pode ser feito em qualquer idade, com o objetivo de analisar o tecido e as glândulas mamárias em casos de nódulos ou cistos.
Bastante conhecido para as mulheres que mantém sua rotina de cuidados e exames regularmente, o ultrassom transvaginal é utilizado para detectar o início de uma gravidez, avaliar órgãos como ovários, útero, endométrio (camadas internas do útero), entre outras estruturas.
Toda gestante deve se submeter a esse exame para avaliar o andamento da gestação, sobretudo, a saúde e o crescimento do feto — e a sua própria também. Ele pode ser feito na modalidade 3D ou 4D.
A ecografia morfológica é uma das ultrassonografias que a grávida precisa fazer no primeiro (entre a 11ª e a 14ª semana) e no segundo (entre a 21ª e a 24ª semanas) trimestre de gestação. É ele que avalia com mais precisão o desenvolvimento do bebê, rastreando, também, possíveis alterações relacionadas a doenças genéticas.
Agora que você já conhece os tipos de ultrassonografia, pode agendar a sua aqui na ProExame.
Conheça os valores – CLIQUE AQUI