A luta contra o câncer é de todos nós. E o movimento Outubro Rosa nos relembra, todos os anos, da importância da prevenção e conscientização sobre o câncer de mama.
O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário. Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA é um dos principais tipos da doença e acomete mulheres e homens. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.
Entre as principais formas de prevenção está o autoexame das mamas, que pode ser feito pela mulher com frequência.
O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta bastante as chances de tratamento e cura da doença. Segundo o Instituo Oncoguia, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.
Além do autoexame e das visitas regulares a um especialista, exames como a mamografia e o ultrassom das mamas são imprescindíveis no acompanhamento preventivo, diagnóstico e prevenção do câncer de mama.
A mamografia é o principal método de rastreamento da doença. O Ministério da Saúde orienta que todas as mulheres acima de 30 anos façam ao menos um exame de mamografia anualmente.
Na Pro Exame dispomos de equipamentos modernos para a realização da mamografia e também de ultrassom das mamas.
Como surgiu o movimento Outubro Rosa
Você também tem curiosidade de saber quando surgiu o movimento? Começou em 1990, em um evento de Nova Iorque chamado “Corrida pela cura”. A intenção era arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.
À medida em que cresceu e atraiu o apoio de instituições públicas e privadas, extrapolou os limites dos Estados Unidos. A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista chamou a atenção para a necessidade de prevenção à doença.
Agende sua mamografia na Pro Exame!
CLIQUE AQUI