Para cuidar da saúde, recomenda-se que alguns exames sejam realizados anualmente durante seu check-up. Esse hábito favorece o diagnóstico precoce de doenças como diabetes, câncer e até mesmo DSTs, com margem de segurança e em estágios iniciais, sendo possível executar tratamentos mais rápidos e eficazes.
O check-up nada mais é do que uma bateria de exames ambulatoriais e de imagem, solicitados pelos seus médicos, para saber como está o funcionamento do seu organismo. Se você tem hipertensão ou outras doenças crônicas, seus exames devem ser mais frequentes.
Confira abaixo alguns dos exames mais pedidos no check-up pelos médicos:
O conhecido hemograma é importante para verificar os níveis de glicemia, triglicerídeos, colesterol, etc. Através do exame de sangue também é possível avaliar as funções hepáticas, para saber sobre a saúde do fígado; ácido úrico, importante no diagnóstico de gota, artrite e cálculos renais; e infecções.
Importante para avaliar e diagnosticar alterações nos órgãos. A ultrassonografia é um exame não invasivo, que não utiliza nenhum meio de contraste ou radiação. Suas imagens são geradas por meio de ondas sonoras de alta frequência. O ultrassom de abdômen total e o transvaginal (para mulheres) são dois exames bastante solicitados.
Solicitado para analisar distúrbios e anormalidades dos órgãos da região torácica, como coração, pulmão, ossos e até mesmo os vasos sanguíneos do tórax.
Específico para mulheres, este exame é fundamental para detectar o câncer de mama e pequenas calcificações que podem gerar tumores malignos. Deve ser anualmente para aquelas que já completaram 40 anos. Caso haja histórico familiar, a paciente é considerada de alto risco e pode começar a realizar os exames a partir dos 35 anos.
O especialista pode ainda pedir uma ultrassom de mama para complementar o exame, ajudando a distinguir certas lesões.
Quer agendar os exames do seu check-up?
FALE COM A GENTE