Cansaço, estresse, sensação de esgotamento, crises de ansiedade… Quem não teve qualquer um desses sentimentos nos últimos meses, que atire a primeira pedra! Infelizmente, a maioria dos brasileiros está com a saúde mental comprometida, seja pelo excesso de trabalho, preocupações e até mesmo pelo impacto da COVID-19 nos últimos anos. A Organização Mundial da Saúde, já apontou o país como sendo o mais ansioso do mundo. A boa notícia é que, da mesma forma como bons hábitos podem manter nosso corpo saudável, bons hábitos também podem aumentar nossa saúde mental. Confira alguns deles abaixo.
Pesquisas apontam que quem pratica atividades físicas regularmente tem menos probabilidade de desenvolver doenças como ansiedade e depressão. Entre os benefícios estão os efeitos orgânicos, como a liberação de endorfina (hormônio do prazer e bem-estar) e a possibilidade de interagir com o meio ambiente e outras pessoas.
Ter um sono de qualidade é essencial para o equilíbrio físico, mental e emocional. Dormir bem pode auxiliar na melhora do sistema imunológico e no funcionamento do cérebro.
Ter laços fortes de amizade pode aumentar nossa jornada de vida. Essa foi uma das descobertas resultantes de uma pesquisa realizada na Universidade Harvard, em 1937. Conversar com bons amigos também reduz o sentimento de solidão e fornece apoio em tempos difíceis.
Pesquisadores têm se dedicado para evidenciar a ligação entre a alimentação saudável e os impactos na saúde mental das pessoas. Já se discute sobre como uma dieta deficiente pode contribuir para a depressão, por exemplo. Por isso, preserve uma alimentação balanceada, que inclua todos os grupos alimentares e colha os benefícios em sua integralidade.
Cuide-se!