Parece que é só deitar a cabeça no travesseiro que o cérebro da gente começa a trabalhar, não é mesmo? Pensamentos acelerados, um vira-pra-lá, vira-pra-cá, até que a notificação do celular chama atenção e… pronto! Já se passou mais de meia hora nas redes sociais e nada do sono vir. Dormir mal parece ser a realidade da maioria dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Sleep Epidemiology. Os resultados mostraram que cerca de 66% das pessoas dormem mal e, entre esses, as mulheres são as mais afetadas, podendo ter um sono até 10% pior do que o dos homens.
Os cientistas alertam que uma noite de sono mal dormida implica consequências como perda de memória, irritabilidade, cansaço, entre outros problemas. Nesse cenário, a higiene do sono pode ajudar quem tem dificuldade para dormir. Confira algumas dicas que podem melhorar o seu sono noturno.
Uma das primeiras tarefas é preparar o ambiente para dormir. Isso pode significar organizar o quarto, estender a cama e se certificar de ter concluído suas atividades antes de dormir (se não tiver concluído, uma boa dica é inserir na programação do outro dia).
Nosso corpo gosta do que é previsível, por isso, estabelecer uma rotina antes de dormir pode auxiliar seu cérebro a identificar a hora de desacelerar. Tome um banho quente, leia um livro na companhia de um chá, acenda uma vela. Vale qualquer hábito que você queira inserir e que lhe deixe mais confortável.
Isso vale até mesmo para as luzes do celular. Certifique-se de que nada poderá lhe distrair na hora de dormir.
Prefira consumir chás com efeitos calmantes à bebidas com cafeína, que podem ligar seu estado de alerta e prejudicar seu sono.
Estar de “barriga cheia” ou com aquela sensação de indigestão pode atrapalhar muito o sono noturno, uma vez que nossos sistemas passam a funcionar de forma mais lenta. Procure comer comidas mais leves até duas horas antes de dormir.
Se a insônia persistir e você seguir tendo problemas para dormir, procure um especialista. Ele vai te orientar e prescrever os exames necessários para descobrir a causa do seu distúrbio do sono.
2 Comentários
Aceitam Amil?
Olá Heloisa, os planos que atendemos estão listados em: https://proexame.com/convenios