A infertilidade conjugal é alvo de muitas dúvidas para casais que estão tentando engravidar. Um casal pode ser considerado infértil quando mantém relações sexuais regularmente durante 12 meses sem utilizar métodos anticoncepcionais e não alcança a gravidez.
Após este período, é necessário procurar um médico para identificar os motivos da infertilidade e como eles podem ser revertidos. Mas você sabe quais são eles?
Conheça os 5 principais causas de infertilidade masculina e feminina.
Este é uma das principais causas da infertilidade feminina pois afeta muitas mulheres em idade reprodutiva. Os distúrbios hormonais tem várias causas que podem tornar a ovulação irregular ou até mesmo interromper o processo de liberação do óvulo e impossibilitar a fecundação.
A prolactina é um hormônio produzido pela glândula hipófise é responsável pela produção do leite humano e da regulação da menstruação e ovulação na mulher. Sua alteração pode causar a hiperprolactinemia e influenciar na infertilidade feminina, assim como na alteração dos hormônios de TSH produzidos pela tireoide responsáveis pelo ciclo reprodutivo.
Nos homens, os problemas de infertilidade estão ligados à baixa de testosterona que pode causar problemas relacionados a potência sexual e a disfunção no FSH e LH, hormônios ligados à produção de espermatozoides.
A infertilidade masculina, como dissemos anteriormente pode ser causada por dois fatores relacionados a disfunção sexual: a ejaculação precoce durante o ato sexual, em média inferior a 3 minutos, e a disfunção erétil que impossibilita a penetração.
Em ambos os casos, os problemas podem ter causas ligadas à alterações hormonais, conforme citamos, distúrbios emocionais e baixa qualidade vida, inflamações na próstata ou na uretra, por exemplo.
O ideal é consultar um urologista para identificar as causas da infertilidade masculina ligadas às disfunções sexuais e entender as possibilidades de reversão.
As causas da infertilidade feminina podem estar relacionadas ao alterações no sistema reprodutor na mulher. Uma delas é a endometriose, causada pela presença em outros órgãos e inflamação do endométrio, tecido que reveste a cavidade do útero e é eliminado todos os meses durante a menstruação.
A Síndrome do Ovário Policístico também pode afetar a fertilidade feminina. A SOP é caracterizada pelo surgimento de cistos e nódulos devido a não liberação dos óvulos pela falta de produção de hormônios no ovário, impossibilitando ovulação e, consequentemente, a gravidez.
Em ambos os distúrbios, o tratamento ginecológico através de medicamentos e intervenções cirúrgicas, dependendo diagnóstico pelo médico, pode ser eficaz e permitir a gestação.
As DSTs ou ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) também podem ser causadoras da infertilidade em homens e mulheres, por isso, elas precisam ser detectadas e tratadas rapidamente para não causar a infertilidade.
Além de diversas outras complicações, as doenças e infecções sexualmente transmissíveis também podem ser causas para a infertilidade de homens e mulheres e, para um tratamento efetivo, precisam ser diagnosticadas e tratadas rapidamente.
As infecções causadas por DSTs pode evoluir sem sintomas e trazer complicações que prejudicam os aparelhos reprodutores de homens e mulheres e danificar suas funções reprodutivas.
Por isso, é fundamental realizar todos os exames no casal que deseja engravidar, para identificar doenças como HIV, gonorreia, HPV, hepatites, herpes e sífilis para que o tratamento seja efetivo e evite a infertilidade conjugal.
Assim como as condições físicas, o emocional pode influenciar na infertilidade masculina e feminina. Além da ansiedade do casal, a pressão de familiares e amigos e o estresse do dia a dia podem atrapalhar quem quer conseguir engravidar, alterando o ciclo de ovulação da mulher, por exemplo.
Muitas pessoas sofrem com problemas para engravidar e investigar os motivos para essa dificuldade é o primeiro passo para tratá-las. Para saber mais, conheça os testes de fertilidade que auxiliam no diagnóstico de fertilidade.
Mas lembre-se, as causas de infertilidade masculina e feminina devem ser diagnosticadas através da realização de exames e os tratamentos realizados com orientação médica.