O câncer de mama é uma preocupação de saúde para as mulheres. No Brasil, há uma estimativa de que 52.680 casos novos são registrados a cada ano, segundo o Ministério da Saúde. No mundo, estima-se que a cada 100 mulheres com o câncer de mama, um homem também registra a doença.
Dados como esses destacam a importância da prevenção do câncer de mama e do acompanhamento médico, principalmente à partir dos 40 anos. É nessa fase que exames específicos são solicitados, o que leva muitas mulheres a pesquisarem como funciona a mamografia.
Exames de imagem, como é a mamografia, são importantes para detectar tumores não palpáveis e inferiores a 1cm, por isso eles não são substituíveis pelo autoexame.
Descubra agora como funciona a mamografia e os diferenciais deste exame.
A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem realizado no mamógrafo, uma máquina de raio x adaptada para captar e gravar imagens das mamas. O exame pode ter duas especificidades, dependendo do objetivo. A mamografia de rastreamento é aquela solicitada nos check ups junto ao médico, normalmente todo ano, enquanto a mamografia diagnóstica é a opção quando a necessidade é confirmar a existência de algum tumor.
Como um exame de imagem, a mamografia pode ter seu resultado entregue na forma convencional, “impresso” em chapas de raio x, ou então digital, com imagens gravadas em computador com impressão comum ou então gravadas em DVD.
A mamografia é indicada para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo quando assintomáticas. Nesses casos, o médico responsável faz uma investigação de histórico clínico e familiar para definir o perfil da paciente e possíveis fatores de risco. Como o envelhecimento é um fator de aparecimento dos tumores, é comum que à partir dos 50 anos o exame seja solicitado anualmente.
Mulheres com histórico familiar de câncer de mama podem procurar esse acompanhamento mais cedo, antes dos 40 anos, estando atenta, também, ao aparecimento de qualquer sintoma da doença. Outro exame possível, principalmente para pacientes mais novas, é o ultrassom de mama.
O primeiro passo é realizar o acompanhamento com médico ginecologista ou mastologista, o especialista nas glândulas mamárias. Com esse profissional é possível tirar todas as dúvidas sobre o diagnóstico e sobre como funciona a mamografia.
Para a realização do exame, não é possível usar peças de roupas ou acessórios de metal, já que esses itens podem atrapalhar a imagem. É recomendado não usar desodorante no dia do procedimento e avisar aos médicos em caso de gravidez. Nesses casos. o exame poderá será cancelado ou realizado com o uso de uma proteção para a barriga.
O exame é realizado no mamógrafo, operado por um técnico. Cada mama é apoiada sobre uma base individualmente, e para facilitar a captura da imagem pelo raio x e melhorar o contraste, o técnico usa uma grade de compressão sobre o seio. Esse fator é o que gera desconforto durante a mamografia.
O resultado do exame normalmente é entregue no mesmo dia ou dentro de uma semana. Agora que você sabe como funciona a mamografia, conheça alguns mitos e verdades sobre o exame.