A mamografia representa o exame da mama mais relevante entre os métodos para prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Este procedimento é essencial para rastrear o aparecimento de tumores, incluindo aqueles não palpáveis e menores de 1cm, e fazer a detecção precoce, melhorando o tratamento e a chance de cura.
Como é um exame rotineiro a partir de uma certa idade, muitos mitos são espalhados entre as mulheres: a mamografia dói, a mamografia não é relevante, o exame é perigoso, etc.
O problema em torno dos mitos sobre a mamografia é que muitas mulheres podem desistir de realizar o exame, o que vai prejudicar todo o trabalho de prevenção do câncer de mama.
Conheça agora alguns mitos e verdades sobre o exame da mama.
Mito. O exame é realizado no aparelho de Raio X conhecido por mamógrafo. A mama é apoiada sobre um suporte e então comprimida com outra aba do aparelho, para melhorar o contraste e a visualização da imagem. Por esse motivo, pode haver certo desconforto durante a realização da mamografia, mas não é normal que o exame cause dor ou machucados.
É mito. A prótese de silicone nos seios não impede a realização da mamografia. Se esse for o caso da paciente, é preciso informar ao técnico para que ele realize o exame com menor compressão. Como a prótese dificulta a visualização das glândulas e tecido mamário, o técnico fará mais imagens do que um exame normal.
Mito. A radiação utilizada em exames de Raio X, como é o exame da mama, é baixa. Como o exame é realizado com frequência anual ou até menor, a exposição não apresenta nenhum risco à saúde. Além disso, o mamógrafo tem uma aba protetora para a tireoide, evitando que a radiação se espalhe.
Também é mito. O resultado do exame é avaliado pelo ginecologista ou mastologista usando a escala BI-RADS. Nem todo nódulo ou tumor é maligno, e essa escala mede os resultados obtidos na mamografia de 0 a 6 (de inconclusivo até comprovação de tumor maligno).
Verdade. Como a imagem é obtida pelo uso da radiação, não é recomendado que grávidas (em qualquer fase da gestação) façam mamografia. Cabe ao médico que acompanha a gestação e o histórico clínico avaliar prós e contras do exame, caso a caso.
Verdade. O exame é solicitado pelo médico após investigação sobre esse histórico genético e familiar. A mamografia é solicitada principalmente quando a paciente apresenta algum sintoma do aparecimento de tumor nas mamas. Outro exame solicitado para mulheres antes dos 40 anos é o ultrassom de mama.
Verdade. Essa é a indicação do Ministério da Saúde, considerando que o passar da idade, e a pós-menopausa, são alguns dos principais fatores para aparecimento de tumores. O exame é solicitado pelo médico que deve acompanhar a evolução da paciente periodicamente.
Agora que você conheceu alguns mitos sobre o exame da mama, conheça qual é a melhor mamografia entre convencional e digital.