O acompanhamento através de exames de rotina para mulheres é fundamental como forma de prevenção a doenças ligadas a saúde feminina.
Com isso, surgem algumas dúvidas com relação a qual frequência e em quais idades realizá-los e, principalmente, como eles são feitos.
Desta forma, são recomendados desde a primeira menstruação, é indicado que a mulher realize consultas periódicas com o ginecologista que vai indicar, de acordo com a faixa etária e condições de saúde, quais exames devem ser realizados.
Listamos alguns dos exames de rotina para mulheres mais comuns para que você saiba quando é a hora de realizá-los. Confira:
Os exames da região da pélvis avaliam visualmente e através do toque vaginal. Esse tipo de exame é realizado em consultório, em que o ginecologista responsável avalia o estado físico do colo do útero, trompas e ovários. Devido ao procedimento realizado, só pode ser feito em mulheres que já tiveram relações sexuais.
Através do exame da pélvis, são investigadas problemas relacionados a anatomia dos órgãos e doenças como endometriose e inflamações que podem levar a infertilidade feminina, por exemplo.
Outro exame de rotina indicado para investigações no colo do útero é a colposcopia, no qual o médico investiga também inflamações e vestígios de doenças como o HPV (Papilomavírus Humano) utilizando uma lupa especial.
É recomendado para mulheres acima dos 20 anos e é indicado quando o resultado do Papanicolau apresenta alguma alteração que indique a presença do HPV. A colposcopia pode ser realizado com ou sem biópsia do tecido do colo do útero.
O Papanicolau é um dos exames de rotina para mulheres mais comuns. É feito de forma simples através da coleta de material no colo do útero. Indicado para investigação de doenças sexualmente transmissíveis, infecções e o câncer do colo do útero.
É indicado que mulheres entre 25 e 64 anos que tenham vida sexual ativa e deve ser realizado anualmente para identificar sinais de doenças relacionadas ao HPV, por exemplo. Mulheres grávidas podem realizar o teste de papanicolau e é recomendado pelos médicos.
O câncer de mama é a principal doença que acomete mulheres em todo o mundo (quase 2 milhões de casos) e no Brasil (para 2018 são estimados 59.700 casos).
Por isso, a prevenção é um dos principais fatores que influenciam na descoberta recente dos sinais do câncer de mama para o início dos tratamentos necessários.
A mamografia é indicada para mulheres acima dos 40 anos, faixa etária em que existe uma maior incidência da doença. Após os 50 anos, o exame deve ser feito anualmente. Através do diagnóstico por imagens de alta qualidade feitas através do aparelho de raio X mamógrafo, é investigada a presença de tumores e lesões.
Indicados para todas as faixas etárias, os testes de sangue fazem parte dos exames de rotina para mulheres indicados pelos médicos.
Após o início da vida sexual e durante o pré-natal, os testes de sorologia para HIV, Hepatites A e B, sífilis e HPV, por exemplo, são indicados para avaliar o risco do aparecimento de doenças relacionadas a problemas na gestação.
Além destes, o hemograma completo indicado para identificar alterações no colesterol, triglicerídeos, glicemia, TSH, T4 dentre outros que podem auxiliar no diagnóstico de hipertensão, diabetes, disfunções na tireóide que são fatores de risco para doenças como o câncer, por exemplo.
Os exames de diagnóstico por imagem fazem parte da rotina de mulheres e o ultrassom é um dos principais, assim como a ressonância magnética.
A ultrassonografia da mama é indicada para investigação de alterações e lesões no tecido mamário, observados durante o autoexame. Existe ainda a ultrassonografia endovaginal, a ultrassonografia ginecológica, realizada com a bexiga cheia, e a ultrassonografia obstétrica, indicada para mulheres grávidas.
A videolaparoscopia, por sua vez, é realizada através de incisões cirúrgicas e introdução e microcâmeras no abdômen da mulher. É indicada para diagnóstico e tratamento de endometriose e infertilidade.
Estes são apenas alguns dos exames de rotina para mulheres indicados pelos médicos para cuidados com a saúde e bem estar, a fim de prevenir doenças e realizar o diagnóstico precoce para um tratamento mais assertivo.
Para garantir a qualidade desses exames, é necessário também ter confiança na interpretação médica da mesma forma que a procedência do local onde são realizados os exames.
Pensando nisso, a Pro Exame oferece aos seus pacientes conforto e segurança para realização dos procedimentos de diagnóstico por imagem e exames laboratoriais. Descubra como podemos ajudar a você!