Desde a descoberta da gravidez, o acompanhamento médico no pré-natal é fundamental para que mãe e bebê tenham um período gestacional saudável. É recomendado que sejam realizadas no mínimo seis consultas com o obstetra ao longo da gestação.
Além do acompanhamento clínico, serão solicitados diversos tipos de avaliações físicas através e exames. Fazem parte deste período a realização de exames de diagnóstico por imagem, que possibilitam ao obstetra que acompanha a gestante identificar como está o desenvolvimento do bebê no útero da mãe.
O ultrassom morfológico é uma dos exames mais indicados para visualizar como o bebê está sendo formado e, assim, rastrear enfermidades cromossômicas que podem possa afetar a formação do bebê.
Leia o nosso texto e descubra o que é quando fazer o Ultrassom Morfológico durante a sua gravidez.
Uma das maiores ansiedades de uma grávida é poder visualizar com e nitidez e em detalhes como está a formação do seu bebê é um momento único e aguardado pelas futuras mamães desde a primeira consulta com o obstetra.
Dentre os diversos tipos de ultrassonografias realizadas durante a gestação, o ultrassom morfológico é indicado para todas as mulheres grávidas e tem duração de 40 a 60 minutos e é indicado para visualizar os detalhes de formação do bebê pode ser indicado a cada trimestre da gravidez, de acordo com a orientação médica. Existe a opção de ser realizado em 3D e 4D.
Através do ultrassom morfológico é possível verificar as medidas dos órgãos e membros do bebê, a posição e quantidade de líquido amniótico presentes na placenta, o cordão umbilical e como está o fluxo de sangue, alinhamento dos ossos e da coluna vertebral, além de ser a oportunidade dos pais descobrirem qual é o sexo do bebê.
Trata-se de um exame muito importante para identificar doenças genéticas como a Síndrome de Down e malformações congênitas hidrocefalia (líquido acumulado nas cavidades do cérebro), anencefalia (subdesenvolvimento do crânio e cérebro) e fenda labial (lábio leporino), por exemplo.
Ao longo do pré-natal, o médico fará o acompanhamento e indicar quando fazer o ultrassom morfológico de acordo com a necessidade de cada caso e em períodos diferentes da gestação.
Para identificar a idade gestacional, ou seja, há quanto tempo exatamente você está grávida, a presença de um ou mais bebês e a frequência dos batimentos cardíacos, é indicada a realização da ultrassom morfológica no primeiro semestre (de 11 a 13 semanas e 6 dias) de gestação. Neste primeiro exame, é feita a medida da nuca do feto através da translucência nucal (TN) e avaliada a presença de doenças genéticas como a Síndrome de Down.
O segundo exame de ultrassom morfológico é realizado no terceiro semestre (entre 20 e 24 semanas de gestação). Nesta fase é possível verificar todas as estruturas de formação do corpo do bebê e ter uma indicação mais precisa sobre a presença de malformações. O exame é feito por um especialista em medicina fetal. São avaliados o peso do bebê, as medidas de membros e órgãos internos, a presença de líquido amniótico na placenta e sua posição e maturação, o fluxo sanguíneo de veias e artérias.
A indicação do ultrassom morfológico no terceiro trimestre (de 28 a 32 semanas de gestação) é feita para casos em que o médico precise de um detalhamento maior sobre a posição do bebê, sobre as condições da placenta, se existe algum tipo de sangramento ou infecção na gestante. Neste período, é possível visualizar o bebê completo no monitor.
Como dissemos ao longo deste texto, os exames diagnósticos por imagem são essenciais para o acompanhamento de uma gravidez. Agora que você o que é quando realizar o ultrassom morfológico, descubra qual a diferença para o ultrassom obstétrico.