Desde a descoberta de uma gestação, surgem expectativas e diversas dúvidas muito comuns sobre os cuidados com a saúde da mulher e do bebê.
Alimentação, esforço físico, consultas e exames médicos e vacinas necessárias estão entre as principais preocupações das futuras mamães. Os hábitos mudam para que a rotina da mulher se adapte, levando em consideração o futuro da gravidez, valorizando o bem estar da mãe e do bebê durante o período gestacional.
Quando a gravidez é planejada, esse hábitos já começam mesmo antes do resultado positivo. Médicos e especialistas que acompanham a saúde materna durante a gestação orientam que os cuidados e o acompanhamento sejam realizados desde o princípio, principalmente no primeiro trimestre.
Estou grávida, e agora? Descubra quais cuidados você deve tomar para garantir uma gravidez tranquila e saudável.
A primeira indicação é que você procure um médico obstetra. Ele fará todo o acompanhamento durante todos os meses gestação e vai te direcionar para quais exames fazer e saber como anda sua saúde.
É fundamental avaliar como está a sua saúde através de exames que diagnosticam doenças e, assim, saber são os cuidados especiais em cada caso. Grávidas hipertensas, diabéticas e portadoras de problemas hormonais na tireóide e hipófise, por exemplo, vão precisar de um acompanhamento sobre a produção de hormônios que são indispensáveis para o desenvolvimento do bebê. Mulheres que já sofreram abortos espontâneos também precisam de cuidados especiais durante a nova gestação, para evitar sua repetição.
Ter uma alimentação saudável, ter uma rotina mais leve e livre de estresse são indicações que fazem bem a todas as grávidas e que vão influenciar diretamente no desenvolvimento do bebê durante a gestação.
Além disso, é preciso estar atento a doenças que podem causar malformações e, até mesmo, a interrupção da gravidez, como toxoplasmose, rubéola e citomegalovirose estão entre as doenças que representam riscos tanto para a mãe quanto para o bebê e vacinas para contra a Influenza (gripe), tríplice Bacteriana e Hepatite B são indicadas pelos médicos.
Todo esse acompanhamento será realizado durante o pré-natal, como já dissemos, fundamental para garantir uma gravidez segura e saudável para você e para o seu bebê.
Descobri que estou grávida, e agora quando começo o pré natal? Te explicamos agora:
O acompanhamento pré-natal é um direito de todas as mulheres grávidas e pode ser realizado pelo sistema público de saúde ou particular. É indicado que o pré-natal comece nos três primeiros meses de gestação para garantir um acompanhamento regular e eficaz na prevenção de doenças e tratamentos de casos especiais.
Durante o pré natal, seu médico vai solicitar alguns exames, como:
Também serão indicadas vacinas que vão ajudar a prevenir doenças também após o nascimento do bebê, como coqueluche, tétano neonatal e hepatite B, por exemplo.
O ideal é que sejam realizadas pelo menos 6 consultas de pré-natal ao longo da gestação realizando o acompanhamento regular e seguindo as orientações do seu médico, você terá o acompanhamento ideal para ser encaminhada a um parto seguro.
“Estou grávida e agora meu médico me pediu um ultrassom morfológico”. Leia o nosso texto e descubra o que é esse e quando realizar esse exame.