O exame de ultrassom é prescrito para todas as grávidas que realizam corretamente o pré-natal, seja na rede pública de saúde ou por meio de planos de saúde ou atendimentos particulares.
Se perguntar a uma futura mamãe, a vontade é de levar o equipamento para casa, só para poder ficar escutando e vendo o filho que está para chegar!
– Segurança: é um exame seguro e pode ser realizado em todas as fases da gestação. Sem contar que também auxilia na segurança do bebê, porque oferece aos obstetras dados e imagens muito importantes para o acompanhamento da gravidez e do desenvolvimento da criança;
– Não é invasivo: o ultrassom na gravidez é um exame confortável e não invasivo. A partir do primeiro trimestre, a ultrassom abdominal permite que a gestante fique deitada durante o procedimento e o aparelho é posicionado pelo médico em cima da barriga. Geralmente dura de 10 a 15 minutos.
– Mais tranquilidade: o exame de ultrassom é um poderoso aliado dos médicos durante a gestação. Isso porque através dele é possível avaliar a morfologia do útero, detectar possíveis disfunções no corpo da mãe ou do bebê, além de acompanhar o crescimento do feto semana a semana.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza a realização de três exames de ultrassom na gestação:
– Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas.
– Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas.
– Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.
Dependendo da fase da gravidez, um equipamento diferente de ultrassom pode ser utilizado, porque permite que o médico avalie as áreas certas do organismo. Quer conhecer os tipos de ultrassom que podem ser realizados durante a gestação? Olha só:
Ultrassom transvaginal: não precisa ter medo do nome. O exame é tranquilo e você acompanha todo o processo. É o primeiro tipo de exame ultrassom realizado (entre a 6ª e a 12ª semana) porque o bebê ainda é muito pequeno. Através dele é possível acompanhar como está o útero e as primeiras semanas de vida.
Clique aqui e tire suas dúvidas sobre o ultrassom transvaginal.
Ultrassom morfológico: é o exame que fornece imagens do bebê e permite enxergar malformações e síndromes. Geralmente, durante o pré-natal, o ultrassom morfológico é realizado entre a 12ª e a 14ª semanas e logo após o início do segundo trimestre, entre a 20ª e a 22ª semana.
Ultrassom obstétrico: esse é o exame mais comum e pode ser feito várias vezes durante a gestação. Você vai poder ouvir o coração do bebê e vê-lo também! Enquanto isso o médico irá acompanhar a evolução do bebê, a idade gestacional (tempo de gestação). Hoje em dia é possível realizar ultrassons que transmitem imagens em 3D e 4D.
Aqui na Pro Exame você conta com equipamentos de ultrassom para realizar todos os seus exames do pré-natal e cuidar da sua saúde e do seu bebê. Sem contar que nossa equipe de profissionais especializados adora acompanhar as futuras mamães e dar todo o suporte necessário.
Agende seu ultrassom aqui na Pro Exame!
(11) 2387-0065
Rua Vergueiro, 413