Com a chegada da maternidade surgem muitas perguntas, dúvidas e preocupações. “Que tipo de medicação posso tomar?”, “Devo me privar de algum alimento enquanto estiver amamentando?”, “Quando posso voltar a fazer exercícios?”, são só alguns exemplos dos muitos questionamentos que podem passar pela cabeça de mães em pleno puerpério.
A indicação de realizar um exame de ressonância magnética com contraste pode ser motivo de preocupação para lactantes, que temem a liberação das substâncias no leite materno. A boa notícia é que não há com o que se preocupar. Estudos mostram que o corpo humano elimina as substâncias em até 24 horas. Segundo o American College of Radiology, a absorção do contraste é extremamente baixa. Estima-se que menos de 1% da substância que permanece no corpo é liberada no leite materno.
Mas afinal, para que serve o contraste?
O contraste é o nome de uma substância que é inserida no corpo do paciente que irá realizar o exame com a finalidade de deixar as imagens mais nítidas e facilitar determinados diagnósticos. Os mais comuns são o contraste iodado, utilizado na tomografia computadorizada e o contraste gadolínio, utilizado na ressonância magnética.
Resumo
Então se a pergunta for: posso realizar ressonância magnética com contraste durante o período de amamentação? A resposta é: pode sim, se for a indicação do seu médico. A recomendação geral é que a amamentação não seja suspensa. Mas se você está preocupada, converse com seu médico e com o radiologista do laboratório da Pro Exame. Eles podem te ajudar a tomar a melhor decisão para você e seu bebê.