Entre os exames disponíveis atualmente para monitorar a saúde das mulheres, o ultrassom transvaginal é um dos mais importantes e também dos mais cercados de dúvidas. Esse cenário é preocupante porque muitas pacientes podem desistir de realizar o exame considerando, por exemplo, que o ultrassom transvaginal dói.
Para entender a importância desse exame, saiba que é com esse tipo de ultrassom que é possível captar imagens dos órgãos e estruturas do aparelho reprodutivo feminino, o que possibilita diagnósticos mais precisos sobre infertilidade, problemas com menstruação, etc.
O ultrassom é solicitado por médico clínico ou ginecologista. Não deixe de fazer o exame por causa de suspeitas! Confira agora algumas das maiores dúvidas relacionadas ao procedimento.
Não. Essa dúvida é comum porque o transdutor do ultrassom é inserido no canal vaginal para obter as imagens. Isso pode causar um leve incômodo em forma de pressão no abdome ou na bexiga, mas não é normal que o procedimento cause dor.
O desconforto pode ser relatado ao médico ou técnico que realiza o exame, que deve encontrar uma forma mais confortável de seguir com o procedimento.
Também não. Esse ponto surge quando entendemos que, para a proteção e conforto da paciente, a sonda do ultrassom é coberta com uma camisinha. Pacientes com alergia ao látex devem informar essa condição na hora de realizar o exame, assim o médico ou técnico oferece outra alternativa.
Para facilitar o exame, também é usado um lubrificante. Não é normal que o ultrassom transvaginal cause alergias ou machucados. Caso a mulher já tenha apresentado alergia a composição do lubrificante ou queixas em relação a outros exames, também é preciso informar para o profissional que a atende.
É muito importante. O ultrassom transvaginal é responsável por obter boas imagens do aparelho reprodutivo da mulher, o que possibilita a identificação de malformações no útero (bicorno, didelfo, etc), pouca espessura na parede e no colo do útero, presença de cistos ou problemas nos ovários e trompas. Ele também ajuda no diagnóstico de doenças como a endometriose e a síndrome de ovário policístico, quadros que impossibilitam ou complicam as gestações.
Ele também é solicitado em todo o processo de reprodução assistida, para acompanhar ovulações e também a eficácia da fertilização in vitro.
Não é preciso nenhum cuidado especial. Em alguns casos, pode ser solicitado que a paciente faça o exame de bexiga cheia, e para isso ela deve beber ao menos 3 copos de água antes da realização do ultrassom.
Quando não é um exame emergencial, o ideal é esperar o fim do período menstrual. Pode ser solicitado, principalmente nos casos de mulheres que querem engravidar, que o ultrassom seja feito no dia da ovulação.
Não há problemas em realizar o exame em meio a menstruação, e para alguns casos essa é recomendação médica. Se a paciente tiver questões quanto a data para realização do ultrassom, a melhor pessoa para responder é o próprio médico.
Essas são algumas das dúvidas relacionadas ao ultrassom transvaginal. Caso a queixa seja de dificuldade para engravidar, o ideal é procurar um médico para investigar o problema. Aproveite para conhecer alguns exames necessários nessa etapa.
38 Comentários
Ta com 2 ano que nao tenho relações sexual com ninguém quero fazer uma transvaginal mas tou com medo d doer.
Olá Vilma!
Fique tranquila que nossos profissionais são cuidadosos e não sentirá dores.
Aguardamos você! 😉
Fiz uma transvaginal e doeu, ainda mais quando ela apertou minha barriga, mas foi so do lado esquerdo.
O que pode ser
Olá, aconselhamos que procure atendimento médico ginecológico que poderá avaliar seu caso.
Boa noite pode fazer sentido dores
Olá Walkiria, entre em contato com nosso atendimento e poderá sanar todas suas dúvidas quanto ao exame: 11 2387-0064 ou 11 2387-0065.
Bom dia,fiz o tv na sexta de manhã e a noite desceu um pouco de sangue e senti dor abdominal parecido com cólica, depois no outro dia ficou mais intenso o sangramento parecendo menstruação e cólicas constante e hj é domingo e ainda está do mesmo jeito, estou tomando desogestrel de uso contínuo por indicação médica,estou quase terminando a primeira caixa,faltam 2 comprimidos.Iniciei a caixa no primeiro dia da minha menstruação,esse sangramento pode ser a minha próxima menstruação q adiantou ou tem algo errado com o exame transvaginal que fiz na sexta,pois o médico infelizmente era muito ignorante e fiquei com receio de ele ter perfurado algo por dentro de mim, pois antes do exame eu ñ estava sentindo nada! ? Estou preocupada!
Olá Marta, fique tranquila, provavelmente foi somente sua menstruação que adiantou. Aconselhamos que você procure seu(sua) médico(a) ginecologista de preferência para sanar suas dúvidas.
Oi posso fazer o ultrassonografia vaginal mestruada
Entre em contato com nosso atendimento para esclarecimento de dúvidas e agendamentos: WhatsApp: 11 91348-0226
Fiz o transvaginal e m deu infecção urinária Quando vou urinar doe muito e sai muito pouco não sei C foi alergia d Gel
Olá Iolanda, aconselhamos que procure um especialista em ginecologia.
Olá estou usando cateter duplo j.posso fazer a transvaginal?
Boa tarde, entre em contato com nosso atendimento via WhatsApp +55 11 91348-0226 para orientação e agendamento.
Já realizei 3x o TV e infelizmente durante o procedimento sempre acaba doendo bastante e sempre fico 3 dias com muita dor no pé da barriga, como se tivesse machucado. Isso aconteceu nas 3x do exame.
Olá Verônica, aconselhamos que procure um médico ginecologista, pode não haver relação com o exame.
Tenho 72 anos, não tenho relações sexuais a mais de trinta anos,quando vou fazer transvaginal não aguento de tanta dor, da última vez até sangrou, existe outro exame que eu possa fazer, sem ser o transvaginal? Obrigada
Olá Maria! Aconselhamos que procure orientação médica para seu caso. Cada ultrassom tem um objetivo especifico, isso irá depender da avaliação médica que a acompanha.
Fiz ultravaginale no momento do exame ao mudar o aparelho de lugar dentro do ultero senti uma dor muito forte e no dia seguinte continuei com dor e pequeno sangramento mas uma dor intensa de nao conseguir nem me abaixar
Olá Simone, aconselhamos o retorno médico para esclarecimento de seu desconforto ao realizar o exame.
Olá, boa tarde! Fiz um ultra transvaginal obstétrica, essa semana, estou gestante de 14 semanas. A médica me machucou muito, ela introduziu o aparelho seco, e terei que ir na emergência pra ser analisada pelo médico pra saber o que aconteceu. Essa dor, me impossibilita, sinto dores pélvicas fortíssimas, e dores abdominais, estou vivendo de busco duo, para aliviar as dores, após o efeito do remédio, volta tudo novamente. Comuniquei ao local do exame o ocorrido, estou no aguardo! Estou muito preocupada com o meu bebê, será que isso prejudicou ele? A médica também passou outro aparelho com a mesma facilidade no meu abdômen, forçou muito e doía bastante. Até reclamei com ela, mas como era muito grossa, pouco se importou. O exame era de translucência nucal, foi a pior experiência que eu tive. Não estava muito bem, no dia com a vista embaçada e só pude perceber realmente o erro dela, após o exame. Ela colocou o gel dentro do preservativo e não fora para lubrificação. Ela mexia o aparelho dentro de mim, com muita violência e agressividade, depois o retirou da mesma forma, depois começou a realizar o exame pelo abdômen, mas a indicação médica era para ser transvaginal, mas como eu no dia, já estava com 13 semanas e 6 dias, achei que não estava dando pra ver a nuca do bebê direito, no exame, estava tudo bem com o bebê, graças á Deus! Mas agora, depois disso, já não sei. A profissional do local que eu fiz, é péssima! Realizei o pagamento á vista, num local onde achei que era bom, pra acontecer tudo isso! Frustrante. Por favor, me ajudem! Desde já, fico grata.
Olá Daiana, esperamos que se sinta melhor agora.
Sentimos muito que a clínica que procurou para o exame não tomou os devidos cuidados no seu caso. Aconselhamos que retorne ao seu/sua médica obstetra e relate seus sintomas para que ela possa te orientar aos cuidados necessários e tirar suas dúvidas quanto a saúde de seu bebê.
Nós da Pró Exame estamos à disposição para agendamentos de próximos exames que tenha necessidade. Nossos profissionais são especialistas, atenciosos e delicados no atendimento de nossas pacientes.
Fiz o ultrassom para diagnóstico de endometriose, pois sinto dores ao fazer relações , nem tenho mais vontade de fazer inclusive , no próprio exame senti dores, porém diz o médico que não tenho nada.
O que pode ser? Pode dar falto negativo?
Não deve ser normal sentir dores mas ninguém consegue né ajudar , eu não aguento mais 🙁
Olá Daiane, aconselhamos que procure um médico especialista para investigar suas dores. Orientações para exames de imagem entre em contato via whatsapp: 11 94644-3189
Só tive relação sexual uma vez, vou fazer o transvaginal mas tô com medo de doer.
Será q vai doer?
Oi Rose, fica tranquila que o exame não foi, tente relaxar e peça orientações a especialista que conduzirá seu exame.
Fiz uma estrovaginal euma ultrassom o médico disse que era gases porque eu sinto muito dor no lado esquerdo gostaria de saber se gasesdor tanto pq eu já solto MT mas não entendi nada é um descoforto terrível
Olá Rosiene, gases podem causar muito desconforto e dores também, procure seu médico que pode te ajudar a sanar suas dúvidas e tratar para acabar com seus desconfortos.
Olá,boa tarde! Fiz uma ultrassom transvaginal ontem a tarde e hoje quando fiz xixi eu senti um incomodo de queimação ao urinar, é normal?
Olá Jeane, aconselhamos que procure seu ginecologista. Não há relação entre o exame e seu incomodo.
Oi fiz o ultrassom vaginal agora apareceu uma ferida do lado de fora o que pode ser
Olá Rafaela, aconselhamos que procure seu/sua ginecologista.
Oi fiz a ultrassom vaginal e ficou dolorido no canal para urinar é normal
Olá Elisiane, não há relação com o exame, aconselhamos que procure um médico ginecologista para te auxiliar.
Ola Rosiene, estou com os mesmos sintomas
Olá, recomendamos que procure seu médico especialista para te orientar. Estamos a disposição via whatsapp: 11 94644-3189
Fiz exame transvaginal e resultado veia pauterina proeminentes a esquerda.
O que seria?
Olá Elisangela, pedimos que entre em contato com seu médico, ele poderá te detalhar referente aos resultados. Estamos a disposição via whatsapp: 11 94644-3189