Mamografia digital e convencional são duas opções para obter o diagnóstico de câncer de mama através de imagens. Esse exame é indispensável para fazer o rastreamento (prevenção) de possíveis tumores e nódulos da mama, assim como para ter respostas mais precisas antes de um diagnóstico.
Esse exame é solicitado para as mulheres a partir dos 40 anos, ou mesmo antes disso dependendo de histórico e fatores de risco. O diferencial entre mamografia digital e mamografia convencional é a forma como a imagem é formada e entregue como resultado para a paciente e seu médico.
Conheça agora o que diferencia mamografia digital e convencional, além de qual das duas opções é melhor.
A mamografia convencional se refere ao processo de obter as imagens do Raio X de forma analógica, através da revelação de uma chapa. O mamógrafo, aparelho onde é realizado o exame, nada mais é do que uma máquina de Raio X adaptada.
Os resultados obtidos por esse tipo de mamografia são exclusivamente bidimensionais, o que não representa um problema com esse tipo de exame. Esse aparelho ainda é o mais comum e acessível. A única diferença, na verdade, entre a convencional e a mamografia digital é a “revelação” da imagem.
Na mamografia digital, as imagens da mama ainda são obtidas através de Raio X, porém são gravadas digitalmente como uma foto, e entregues como uma impressão comum ou como arquivo de um DVD. Em qualquer exame de mamografia, um técnico opera o aparelho para tirar algumas imagens estratégicas das mamas.
Como a mamografia digital não usa chapas, o tempo do exame é reduzido, levando em média 15 minutos. Isso também permite que mais imagens sejam feitas, quando necessário. O mamógrafo para essa modalidade de exame é adaptado com um computador para gravar a formação das imagens.
Outro exame para detecção do câncer de mama, irmão da mamografia digital, é a mamografia 3D, mais conhecida como tomossíntese mamária. Esse procedimento é novo e ainda não é facilmente encontrado, logo não é barato, mas se destaca pelos altos números de precisão no diagnóstico.
A mamografia 3D faz diversas imagens das mamas, sob diferentes ângulos, assim como uma tomografia. Logo, as imagens obtidas são “fatiadas” em até 1 mm, o que aumenta a área de observação e a capacidade de visualizar lesões ou nódulos. A aplicação desse exame sob pesquisas nos Estados Unidos, inclusive, permitiu uma redução de 15% dos diagnósticos errados através de ultrassom ou mamografia convencional.
Ambos exames são eficientes para prevenção através da detecção precoce de tumores. A mamografia digital traz mais vantagens em relação ao tempo de realização do exame e o menor desconforto causado pela compressão da mama no método convencional.
Na mamografia digital há um maior detalhamento sobre as imagens obtidas, incluindo edições básicas em contraste e brilho para facilitar a visualização das glândulas e tecidos mamários.
Oferecemos o exame de mamografia digital na Pro Exame, com agendamento rápido e preços acessíveis. Conheça nossas soluções e entre em contato para agendar seus exames.