Procedimentos médicos se tornam a cada dia mais minuciosos e com resultados mais precisos. Exames e intervenções cirúrgicas são aperfeiçoados constantemente para o conforto do paciente e agilidade e eficácia para profissionais da saúde.
A Ressonância Magnética é um dos mais avançados exames de diagnóstico por imagem, através do qual é possível identificar, diagnosticar e auxiliar no tratamento de doenças. Com a formação de imagens em alta definição de órgãos internos do paciente através de um campo magnético, a RM é um método não invasivo e indolor.
Apesar de ter um custo um pouco mais elevado que outros exames de imagem como um raio X ou ultrassom, a qualidade do resultado compensa o investimento. Através da Ressonância Magnética é possível analisar minuciosamente órgãos interno do corpo humano sem a necessidade de incisões, sendo comumente indicada por médicos para diagnósticos neurológicos, oncológicos, ortopédicos e vasculares.
Apesar de não ter contra indicações, apenas para pacientes com implantes metálicos, existem alguns mitos que envolvem os cuidados desde o preparo para a Ressonância Magnética ao pós exame.
Tire agora suas principais dúvidas sobre como é feito e como se preparar para o exame de Ressonância Magnética.
A RM é realizada no interior de um tubo que contém um grande imã chamado magneto. O paciente fica no interior deste equipamento deitado em uma maca é acompanhado do lado externo da sala pela equipe responsável pelo exame, geralmente técnicos e médicos radiologistas.
É necessário que o paciente permaneça imóvel durante o período de realização do exame para que a formação das imagens com precisão de milímetros não seja prejudicada. Quando o exame é realizado em campo fechado, o paciente pode sentir desconforto por claustrofobia e pelo barulho gerados pelo equipamento.
Em alguns casos, para que a Ressonância Magnética tenha mais precisão, é necessário a aplicação de contraste endovenoso durante a preparação do exame. Por isso, caso você vá realizar uma RM, vamos explicar melhor a seguir como é o preparo para Ressonância Magnética.
Um dos primeiros cuidados para a realização do exame de ressonância magnética, é o jejum do paciente de 4 a 6 horas antes do procedimento, dependendo da área analisada e da indicação do médico. Diferente do algumas pessoas pensam, o exame de RM não expõe o paciente a radiação, não tem contraindicação e é realizado sem necessidade internação hospitalar.
Por utilizar um grande imã para formar o campo magnético que pode atrair objetos que contenham metais, pacientes que possuem clipes no cérebro, marca-passos cardíacos, próteses, fragmentos ou implantes metálicos como aparelhos ortodônticos, DIU e pinos ortopédicos, por exemplo, precisam da avaliação do médico para verificar a viabilidade do exame de ressonância magnética. Por esse motivo, antes da realização do exame na sala de ressonância, devem ser retirados brincos, colares, relógios, anéis, zíperes, piercings.
Caso indicado pelo médico, para realçar as imagens da ressonância magnética, seu médico pode indicar a aplicação de contraste endovenoso à base de gadolídeo que é bastante seguro e geralmente não causa reações.
A duração de uma ressonância magnética pode ser de 15 a 90 minutos, dependendo de qual parte do corpo será analisada. É necessário que o paciente permaneça imóvel durante a maior parte do exame, por isso, quem é claustrofobia ou ansiedade podem receber no preparo para ressonância magnética uma sedação rápida.
Durante todo o exame, o paciente permanece em contato com equipe e tem disponível um “botão do pânico”, que pode ser acionado caso necessite de auxílio e não consiga permanecer no equipamento. Também são fornecidos tampões de ouvido para diminuir a irritação com o barulho da máquina, que pode incomodar algumas pessoas. Após a realização do exame, o paciente é liberado pela equipe médica e não tem nenhuma restrição, retornando normalmente a suas atividades.
Para reduzir alguns desses desconfortos, existe a opção de realizar o exame em campo aberto, onde apenas a área analisada fica coberta pelo equipamento de RM, indicada para pacientes acima dos 140 quilos e que possuem claustrofobia.
A Pró Exames possui a Ressonância Magnética em campo aberto. Conheça os nossos exames de diagnósticos por imagem visitando nosso site.
4 Comentários
Fiquei preocupado pq teria q ficar jejum de 1 2 hora, para ressonância da próstata e apos 6, comi uns 10 a 15 s sequilhos doce e 50.ml de leite, quando me dei conta tentei vomitar não consegi.
Olá Wlademir, entre em contato com nosso atendimento que poderemos te informar do que precisa para se preparar antes da ressonância: 11 2387-0064 ou 11 2387-0065.
Quero saber mais sobre o preparativos, e durante o examey
Olá Ruth, entre em contato via whatsapp: 11 94644-3189 que tiraremos suas dúvidas.