Exames de imagem são indicados para diagnósticos e tratamentos mais precisos em pacientes.
Técnicas, métodos e aparelhos tem evoluído constantemente para prevenção e cuidados e, com isso, melhorar a qualidade de vida e conforto de quem precisa realizar esse tipo de exame.
Entenda agora, o que é ressonância magnética e como é realizado o exame.
A ressonância magnética (RM) é um tipo de exame diagnóstico por imagem realizado através de um campo magnético que permite a visualização de imagens em alta qualidade de órgãos internos em diversos sentidos e seções.
Através da ressonância magnética, é possível visualizar as imagens como “recortes” das partes do corpo de forma axial (partes inferiores e superiores), coronal (partes anteriores e posteriores) e oblíquo (recorte transversal).
A RM é indicada para investigações de doenças em todas as parte moles do corpo, ou seja, órgãos e tecidos internos,sendo muito comum para análise do sistema nervoso central com imagens do cérebro e da coluna vertebral e do sistema cardiovascular com imagens do coração, veias e artérias devido a precisão das imagens
É um exame indolor, não invasivo e que não gera nenhum efeito colateral. Alguns pacientes, no entanto tem restrições para realização da RM pelo uso do imã que podem atrair qualquer tipo de implante ou objeto metálico presente no corpo.
Agora que você já sabe o que é ressonância magnética, descubra quais são os tipos de aparelhos utilizados.
O aparelho de ressonância magnética que cria o campo magnético é chamado de magneto e dentro dele estão imãs em rotação que geram um barulho que pode incomodar alguns pacientes.
Além disso, existe um impedimento que leva pacientes a ter resistência ao exame: sentir claustrofobia ao entrar no aparelho de Ressonância Magnética em campo fechado onde o paciente deita em uma maca dentro de uma espécie de túnel.
Como uma alternativa para o conforto dos pacientes durante a realização do exame, a ressonância magnética em campo aberto tem um túnel mais amplo e pode ser realizada em partes específicas.
Além de saber o que é ressonância magnética e em quais aparelhos ela pode ser realizada, vamos explicar como é feita a RM.
Como dissemos no começo deste texto, é um exame de diagnóstico por imagem que é indolor, sem a necessidade de anestesia e seguro para o paciente. A duração do exame variar de 15 a 90 minutos, dependendo do tipo de diagnóstico necessário.
Para realização da RM é preciso seguir algumas orientações como retirar todos os objetos metálicos como brincos, cintos, zíperes e etc. e, por isso, não pode ser realizada por pacientes que tenham implantes e outros objetos metálicos no corpo.
Em alguns casos, é necessário a aplicação de contraste intravenoso para melhorar a qualidade das imagens evidenciando lesões ou tumores, por exemplo.
O paciente é colocado em uma maca e desliza até o tubo onde é realizado o exame e deve permanecer até o final, pois qualquer movimento pode atrapalhar a formação das imagens que tem precisão milimétrica.
A equipe que realiza o exame fica do lado de fora da sala e se comunica com o paciente o tempo todo, podendo ser acionada em qualquer sensação de desconforto. São utilizado protetores de ouvido para que o paciente não se incomode com o barulho do aparelho.
Foi indicado pelo seu médico a realizar o exame e quer saber para que ele serve? Descubra para que serve a ressonância magnética.